Retrospectiva 22: Como foi o e-commerce no Brasil?

Mais um ano se inicia, e como todo início, desejamos grandes conquistas e que os 365 dias sejam incríveis. As empresas começam a planejar suas metas e a fazer o cronograma que será percorrido, mas, mais importante do que olhar para o futuro, é necessário olharmos para o que fizemos no ano passado. Isso, em todos os setores, inclusive em nossa vida pessoal.

Quem trabalha no comércio, com certeza, já fez o levantamento, e tem uma perspectiva otimista para 2023. E com razão, pois quem tem e-commerce como principal ferramenta de venda já pode dobrar a meta. Isso porque a pesquisadora Retail X (empresa do Reino Unido) apresentou o Latin America 2022, que trouxe dados de e-commerces dos países da América Latina. Infelizmente não ganhamos a Copa do Mundo do Qatar, mas o Brasil liderou na venda online, com o maior crescimento no ano — a receita das vendas cresceu US$ 8,1 bilhões em relação ao ano de 2021.

E não para por aí, além de um dos maiores faturamentos, foi registrado a maior parcela de tráfego da web para varejistas da América Latina, com 84%. Os motivos para chegarmos nesta liderança são: a crescente população jovem e experiente em tecnologia, rápida expansão ao acesso da internet e penetração de smartphones em toda a região. A Retail X afirma que pouco mais de um terço (35%) das 100 maiores empresas que vendem no Brasil tem sede nos EUA — 18% estão sediadas no território brasileiro, enquanto que 12% na China. Na América Latina, o Mercado Livre é considerado o maior e-commerce da região.

Mas o que tem sido consumido tanto pelos brasileiros e pelos latino-americanos? Bom, entre os itens mais consumidos temos eletrônicos,
roupas e acessórios de moda, um clássico, por serem produtos de desejo do público jovem. Sendo este a maior parcela de consumo, onde 18-24 anos (20%), 25-34 anos (29%) e 35-44 anos (26%) de um total de 100%.

As vendas do e-commerce foram estimadas em cerca de US$ 23 bilhões no Brasil em 2021 e, de acordo com previsões, deverão aumentar em 126% para atingir US$ 52 bilhões até 2025; ou seja, antes de 2 anos sua empresa precisa estar online para vender mais. Mas todo o processo de comércio online envolve uma cadeia de processos imensa até chegar nas mãos do consumidor. Pois diferente da loja física, onde o cliente sai da loja com o produto, você precisa levar o produto até ele. E muitas vezes nesse percurso muitas empresas perdem seus clientes mais fiéis.

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Fonte de dados: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerce-brasileiro-tem-o-maior-crescimento-da-america-latina

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